Botulismo você sabe o que é? Essa doença matou duas pessoas na Bahia neste ano; saiba o que é a doença e como prevenir
- fevideos03
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A Bahia registrou dois óbitos por botulismo em 2024, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A doença, embora rara, apresenta alta taxa de letalidade e não é transmissível, sendo causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que se prolifera em ambientes sem oxigênio. De acordo com a secretaria, até setembro deste ano foram reportados seis casos da doença – dois a mais do que em 2023. Esse número já permite a classificação de surto, devido ao aumento repentino de notificações. Para se ter uma ideia, entre 2014 e 2023, o estado registrou apenas 16 casos suspeitos.
Dentre as seis notificações, três correspondem a pacientes que permanecem internados no Instituto Couto Maia (ICOM), em Salvador. A Sesab informou que a investigação epidemiológica revelou que quatro dos cinco pacientes com diagnóstico confirmado de botulismo consumiram mortadela de frango no dia anterior ao aparecimento dos sintomas.
De acordo com a infectologista Giovanna Orrico, que trabalha no ICOM, a forma mais comum de contaminação por botulismo é por meio da ingestão de alimentos, mas existem outras três maneiras de contrair a doença. “A presença da toxina no alimento, seja durante a preparação, armazenamento ou distribuição, é a forma mais frequente de infecção, mas também há a forma acidental-traumática, que ocorre quando a toxina entra no corpo através de uma lesão. Nesse caso, a pessoa apresenta uma ferida que pode entrar em contato com a toxina”, explica.
Commentaires